- Área: 17000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Luís de Freitas Branco é um projeto de requalificação de uma escola existente encontrando-se localizada em Paço D’Arcos, na periferia de Lisboa; ocupando o interior de um grande quarteirão suburbano.
Com um terreno bastante extenso e com um declive acentuado, a escola existente era caraterizada pelo pontuar de vários edifícios ao longo do terreno que continham todo o programa.
A estratégia passou pela demolição de alguns dos blocos existentes e pela reorganização de todo o espaço exterior através da criação de vários patamares desenvolvidos em diferentes cotas, permitindo assim uma circulação mais fluida por todo o recinto. Foram criados dois grandes volumes paralelos que ora desenham o limite da praça exterior (de acolhimento) ora reforçam a clareza da utilização de todo complexo.
Estes Corpos, em betão aparente, contém o programa comum, biblioteca, cantina, auditório e direção da escola, mas são os espaços de circulação e estar que são desenhados com maior protagonismo garantindo a permanência dos alunos. A existência de grandes átrios interiores e exteriores caraterizados pelos seus desníveis, pés-direitos triplos ou extensas rampas, são pensados de forma cenográfica permitindo diferentes utilizações, sendo também importantes na organização funcional de toda a escola.
Os espaços letivos encontram-se em três edifícios pré-existentes, os Blocos Verdes, que se encontram espacialmente articulados com os pátios e percursos criados.